fne ico   seesp ico   crescebrasil ico

Comissão Organizadora

 

Carlos Alberto Guimarães Garcez
Carlos Alberto Guimarães Garcez
Marilene Mariottoni
Marilene Mariottoni
Engenheira Denise de Lima Belisario
Engenheira Denise de Lima Belisario
Marcelo Melo Barroso
Marcelo Melo Barroso
José Marques Póvoa
José Marques Póvoa
Fernando Palmezan Neto
Fernando Palmezan Neto
João Carlos Gonçalves Bibbo
João Carlos Gonçalves Bibbo
Murilo Celso de Campos Pinheiro - Membro de honra
Murilo Celso de Campos Pinheiro - Membro de honra
Breno Botelho Ferraz do Amaral Gurgel
Breno Botelho Ferraz do Amaral Gurgel

carlos alberto garcezEngenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia Taubaté em 1973. Pós graduado em engenharia de segurança do trabalho pela Fundacentro/Universidade de Taubaté em 1978. Pós graduado em ciências sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo -Fesp (SP), em 2008. Pós graduado em pavimentação asfáltica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP (FDTE) em 1978. Mestre em ciências ambientais pela Universidade Taubaté – Unitau em 2007. É engenheiro especialista da Companhia de Gás de São Paulo, Comgás, desde 1988. É coordenador e professor do curso de pós graduação em engenharia de segurança do trabalho da Universidade de Taubaté desde 1993. Tem experiência de 43 anos na área de engenharia civil, com ênfase em construção civil. É vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - Seesp. Foi diretor de relações profissionais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo - Crea-SP, em 2008, 2009 e 2013. Foi conselheiro titular da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea-SP, de 2007 a 2013. Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea-SP de 2011 a 2012. Como conselheiro titular, participou como membro da Comissão de Ética do Crea-SP em 2011, da Comissão de Meio Ambiente em 2012, da Comissão de Legislação e Normas em 2013. Membro do Conselho Consultivo Ambiental, da Universidade de Taubaté, Unitau. Membro da delegação brasileira que esteve representando a Diretoria do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia Crea-SP na Expo Shanghai realizado em Shanghai, na China (Setembro de 2010). Vice presidente do CAD - Conselho de Administração do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia - Isitec, São Paulo, com mandato de 2011 a 2014. Membro do conselho consultivo da CNTU - Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados.

marilene mariottoni

Engenheira civil, perita judicial e coordenadora de cursos de atualização profissional. É membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados (CNTU), 4ª vice presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), vice presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas no Estado de São Paulo (ABEA-SP) e agente consular honorária da Itália em São José dos Campos. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis no Estado de São Paulo (ABENC-SP) e da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Mogi Mirim, e diretora 1ª secretária da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Faeasp). Foi membro de Grupo de Trabalho do Confea e do Crea-SP.

Denise4Engenheira agrônoma com pós graduação em engenharia de segurança do trabalho. Coordenadora administrativa dos cursos de pós graduação em engenharia de segurança do trabalho da Universidade de Taubaté. Especialista no desenvolvimento de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), Planos de Educação Ambiental, Licenciamento Ambiental Elaboração de EIA/RIMA e Licitações. Consultora e assessora rural e industrial, com experiências na elaboração de laudos ambientais e pericias ambientais e na implantação e manutenção de plano para Recuperação de Área Degradada (PRAD), reflorestamentos e na implantação, execução e monitoramento de plantios em APP. Projeto, implantação e manutenção de reserva legal e área verde. Licenciamento ambiental.

marcelo melo barosoGraduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 91998), Mestre e Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2007). Ex-Professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Experiência em projetos e consultoria na área de Engenharia Sanitária e Gestão Ambiental. Experiência como Analista Ambiental do IBAMA. Atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Inovação no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia - ISITEC / SP.

jose marques povoaPossui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade de Brasília (1975) , especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela Universidade Federal de São Carlos (2004) , mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1978) , doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e pós-doutorado pela Pennsylvania State University (1993) . Aposentou-se em 2011 no cargo de professor associado da Universidade Federal de São Carlos, onde atuou como docente desde 1976. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Dielétricos e Propriedades Dielétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de engenharia, ensino, ensino de física, engenharia física e educação a distância. Vem exercendo, desde janeiro de 2012, o cargo de Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia - ISITEC em São Paulo.

 

fernando palmezanEngenheiro eletricista graduado pela Universidade Mackenzie em 1985, com especialização na área de distribuição de energia elétrica. Atua há 25 anos em empresas do setor de energia elétrica desenvolvendo atividades principalmente nas áreas de planejamento, comercial, marketing e de suprimento de energia. Atuou como representante de empresas em vários grupos de trabalho, junto ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e à CCEE (Câmara de Compensação de Energia Elétrica). E ainda como consultor, em companhia geradora térmica do grupo Petrobras. Durante nove anos foi representante e diretor da Associação dos Engenheiros da Cesp (Companhia Energética de São Paulo). Exerceu a função de conselheiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo).
É integrante da direção do SEESP(Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) desde 1998. É diretor da ONG Engenheiros Solidários e coordenador do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, ambos ligados à FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), diretor da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários), diretor 1º Secretário do Seesp e diretor Administrativo/Financeiro do Isitec (Instituto Superior de Inovação e Tecnologia).

joao carlos bibboEscolaridade
Engenharia civil na Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara, 1974. Curso de engenheiro de segurança do trabalho na Faculdade Educacional de Bauru,1975. Pós graduação em ressalto hidráulico na Escola Politécnica da USP, 1976. Administração de empresas na Universidade Mackenzie, 1982.

Cursos
Seminário Internacional sobre “Controle de Perdas em Sistema de Abastecimento de Água”, Cetesb, 1979. Seminário de “Desenvolvimento de Administradores”, Sabesp, 1982. Participação nos Congressos da ABES de 1983 em Camboriú, de 1985 em Maceió, e de 1987 em São Paulo. Participação no ‘17th Internacional – Water Supply Congress’, no Rio de Janeiro, 1988. Participação no Encontro Gerencial “Saneamento básico e a realidade atual”, Sabesp, 1989. Participação no Congresso da AIDIS em Porto Alegre, 2000.

Experiências Profissionais
Estágio no Serviço Autônomo de Água e Esgotos de São Carlos – SAAE de 1973 a 1974;
Construtora Augusto Velloso S/A;
Engenheiro residente pelas obras do sistema de abastecimento de água do município de Botucatu, Sabesp, 1975;
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp;

murilo camposPresidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Seesp;

Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, FNE;

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados, CNTU.

breno botelho gurgelNatural de Lins, estado de São Paulo tem 59 anos e é engenheiro civil graduado pela Universidade de Taubaté – Unitau em 1976, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UNITAU em 1996 e Mestre em Engenharia Civil – Área Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP em 2006. Fez especialização em Controle de Poluição pelo International Center for Environmental Technology Transfer – ICETT do Japão em 1995. Iniciou sua carreira profissional no antigo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Taubaté em 1974 ficando até 1981, onde chefiava a Divisão de Planejamento e Obras. Na Sabesp a partir de 1982, trabalhou até 1994 em Taubaté onde Chefiou o Setor Técnico de Operação da Divisão de Taubaté que abrange os municípios de Tremembé, Lagoinha, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga. De 1995 até aposentar-se em 2009, foi Gerente da Divisão de Desenvolvimento da Operação e depois Gestor de Desenvolvimento Operacional e de Controle de Perdas no Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional sediado em São José dos Campos e com atuação nos 24 municípios operados pela Sabesp no Vale do Paraíba. Atualmente é sócio-diretor da Amaral Gurgel Engenharia Civil Ltda. prestando serviços para a BBL Engenharia, uma empresa do Grupo Miya, que é provedora internacional de soluções completas para melhoria da eficiência de sistemas municipais de distribuição de água. Foi Presidente do Rotary Club Taubaté-Sul na gestão 1990-1991 e Presidente da Subseção do Vale do Paraíba da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental na Gestão 1999/2001, atualmente é seu vice-presidente. Representou a Sabesp na Câmara Técnica de Planejamento do CBH-PS: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul desde a sua fundação em 1995, tendo sido seu coordenador de 2005 a 2009. Pela ABES representa a sociedade civil no CEIVAP - Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul sendo o seu atual vice-presidente até março de 2011. É o atual Presidente da Delegacia Sindical de Taubaté do SEESP - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo já tendo sido eleito seu presidente por quatro mandatos.