fne ico   seesp ico   crescebrasil ico

Clique sobre a foto do palestrante para acessar o seu curriculo.

 

Wellington Capelari
Wellington Capelari
Simão Saura Neto
Simão Saura Neto
Patrícia Mazzante Nascimento Crevilaro
Patrícia Mazzante Nascimento Crevilaro
Flavia Cunha
Flavia Cunha
Ana Flavia Borges Badue
Ana Flavia Borges Badue
Paulo da Fonseca Alves Pereira
Paulo da Fonseca Alves Pereira
Olímpio de Melo Alvares Junior
Olímpio de Melo Alvares Junior
Isac Roizenblatt
Isac Roizenblatt
Luiz Gabriel  Vasconcelos
Luiz Gabriel Vasconcelos
Pedro Nakata Mascaro
Pedro Nakata Mascaro
Jonas Lessa
Jonas Lessa

Wellington CapelariPalestrante: Wellington Capelari, é engenheiro eletricista pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (1986), com mais de 30 anos de experiência na área de energia. MBA em Negociação (FGV).

Experiência profissional: Possui experiência em empresas multinacionais na área de engenharia com ênfase em energia. Atualmente é Key Account Manager na Wobben ENERCON (desde 2018). Atuou como Gerente de Parcerias Estratégicas na Renova Energia (2016-17). Foi responsável pelo mercado brasileiro no Desenvolvimento de Negócios em projetos hidrelétricos pela Voith Hydro (2000-2015) e Siemens / Voith Siemens Hydro (1997-2000).
Esteve expatriado na Siemens Alemanha (1989-90) e Áustria (2003-2005), onde foi responsável técnico e comercial de produto, apoiando os setores de vendas no mercado do Leste Europeu.

Abordará: Desenvolvimento da Energia Eólica no Brasil.

Apresentação: Dia 21 de março, as 17 h 15, dentro da Plenária 3.

 

Palestrante: Simão Saura Neto. Engenheiro Mecânico e pós-graduado em simao sauranetoAdministração de Empresas.

Experiência profissional: Trabalha há mais de 40 anos na área de transporte urbano de passageiros. Atualmente é um dos responsáveis pela gestão do transporte público na cidade de São Paulo, como Superintendente de Engenharia Veicular na São Paulo Transporte S.A. - SPTrans. Suas funções incluem a coordenação na elaboração de especificações técnicas dos ônibus, inspeções de frota e auditoria
periódica, desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas aos veículos e seus componentes, além de pesquisas e estudos sobre novos combustíveis e fontes renováveis.

Abordará: Programa de redução de poluentes do sistema de transporte por ônibus na cidade de São Paulo.

Apresentação: Dia 22 de março, às 10 h 35’, dentro da Plenária 4.

patricia crevilaroPalestrante: Patrícia Mazzante Nascimento Crevilaro. Possui graduação em Engenheira Civil pela Escola de Engenharia de Lins em 1997. Mestrado em Saneamento e Meio Ambiente pela Unicamp – FEC em 2002. Pós-graduação: MBA em Gestão de Negócios e Serviços pela FIA em 2017

Experiência profissional: Sólida experiência na área ambiental, em especial, no licenciamento ambiental de empreendimentos do Setor de Petróleo, Gás e Energia tais como: Linhas de Transmissão, Dutos e Pequenas Centrais Hidrelétricas. Experiência na elaboração de estudos ambientais para licenciamento das redes de distribuição de gás da Companhia de Gás de São Paulo.Avaliação e desenvolvimento de Estudo de Análise de Risco – EAR para gasodutos utilizando o software Phast Risk da DNV – Det Norske Veritas.
Acompanhamento de processo ambientais junto ao Ministério Público do Meio Ambiente. Representante da Abegas junto a Câmara de Energia da Cetesb. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da Abegas. Primeiro lugar no Premio Comgas de Responsabilidade Social, implementação de ações voltadas à segurança, ao meio ambiente e a integração com a comunidade com a parceria Comgas – SOS Mata Atlântica. Participação na revisão da Norma P4261- Manual para elaboração de estudo de análise de risco da Cetesb.

Abordará: Os benefícios ambientais do gás natural.

Apresentação: Dia 22 de março, as 9 h 50, dentro da Plenária 4.

 

flavia cunhaPalestrante: Flavia Cunha é psicóloga, com mais de 20 anos de experiência como executiva de RH e projetos de sustentabilidade em grandes organizações e em empresas familiares.

Experiência profissional: É empreendedora serial, apaixonada por sustentabilidade e processos de transformação. Fundou a Casa Causa em 2014, uma empresa para atuar no advocacy da gestão de resíduos, estimulando pessoas, empresas e territórios (ruas, bairros, cidades) a incorporarem as boas práticas. Adora descobrir o potencial das pessoas e conectá-las. Acredita que é preciso causar já para mudar o padrão de consumo dos recursos naturais! 
Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, representando o movimento Waste Zero International. Coordenadora do Grupo de Trabalho Lixo Zero na Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo desenvolvimento sustentável .

Abordará: Os conceitos e os benefícios do LIXO ZERO.

Apresentação: Dia 21 de março, às 14 h 05’, dentro da Plenária 2

 

ana flavia baduePalestrante: Ana Flavia Borges Badue - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1985). Mestre em Saúde Pública (FSP-USP)  

Experiência profissional: - Educadora ambiental em consumo responsável e em segurança alimentar e nutricional. Articuladora de políticas públicas de agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional, economia solidária e comércio justo e solidário. Organizadora de eventos diversos no setor, como por exemplo: II HortPANC 2018 em São Paulo. Integrante da Comissão de Produção Orgânica do Estado de SP- (CPORG)  e da Frente Parlamentar de apoio à agroecologia de  SP.  Participou da elaboração da lei (Lei municipal 16140/2015) e preside a Comissão Gestora da implementação da lei de Orgânicos na Alimentação Escolar  de São Paulo. Integra equipe de educadores que ministra curso na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP e palestras na Escola do Parlamento da Câmara Legislativa. Coautora em diversas publicações do Instituto Kairós entre elas: ‘Manual Entender para Intervir: Por uma educação para o consumo responsável e o comércio justo’; Cartilhas: ‘Controle Social na Alimentação Escolar e  ‘Parceria entre Consumidores e Produtores na Organização de Feiras’; Edição de todos os materiais educativos do projeto Viva Agroecologia; e participação nos livros: ‘Consumo Responsável em Ação: tecendo relações solidárias entre o campo e a cidade’ e ‘Práticas de Comercialização: uma proposta de comercialização para a economia solidária e a agricultura familiar’. Articuladora do projeto Viva Agroecologia e da sua Rede de Viveiros de PANC na cidade de São Paulo. 

Abordará: A implantação de alimentos orgânicos na merenda escolar no município de São Paulo

Apresentação: Dia 22 de março, as 16 h 35’, dentro da Plenária 6

 

paulo pereiraPalestrante: Paulo da Fonseca Alves Pereira, graduado em  administração de empresas pela Universidade Católica de Brasília, DF, 1983-1988 e em engenharia eletrônica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, SP, 1979-1981.

Experiência profissional: Kev Line - Administração Empresarial - Ltda. São Paulo/Brasília – Desde 1994 até hoje. Sócio gerente, atualmente desenvolvendo os sistemas para plataformas LINUX (software) totalmente voltado para aplicações operacionais do Siguce; após 2009; a prestação de serviços de redes de dados para condomínios e serviços associados à ‘internet’ passou a ser irrelevante frente ao Siguce.

Kev Energia  Distribuída Integrada do Brasil Ltda. / DF. Desde 1986.  Controle, desenvolvimento e manutenção de sistemas/redes informatizados, instalação de equipamentos em centrais de diagnósticos (Raios-X, cine angiografia, tomógrafos, cintilógrafos, ressonâncias magnéticas, etc.) em hospitais.

Abordará: O desenvolvimento sinergético resgatará o Brasil.

Apresentação: Dia 22 de março, às 17h15’, dentro da Plenária 6.

 

 

olimpio jrPalestrante: Olímpio de Melo Alvares Junior é engenheiro mecânico graduado em 1981 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo -

Experiência profissional: Atua desde 1988 no desenvolvimento de programas de controle de emissões de veículos de 4 rodas (Proconve ) e veículos de 2 rodas
(Promot) e do Programa de Fiscalização de Rua de Fumaça Preta de Veículos a Diesel. É responsável pelo desenvolvimento do Programa de Inspeção Veicular
Ambiental brasileiro e do Programa Nacional de Controle de Ruído de Veículos.
Fundador e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Colaborador ativo no processo de elaboração e
publicação do Programa de Incentivo ao Teletrabalho da Secretaria do Meio Ambiente, que apresenta propostas para uma política de trabalho a distância para
o Estado de São Paulo. Membro de diversos fóruns e conselhos dentro e fora do país: ABNT, AEA, ANTP, Banco Mundial, International Council on Clean Transportation (ICCT), Clean Air Institute (CAI), Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt). Autor e coautor de livros e estudos sobre
poluição veicular.

Abordará: O modelo de inspeção veicular no Brasil.

Apresentação: Dia 22 de março, às 14h 05’, dentro da Plenária 5.

Isac RoizenblattPalestrante: Isac Roizenblatt  é graduado em engenharia elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

Experiência profissional: Graduado em engenharia elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1968) e em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977), Mestre em energia pela Universidade de São Paulo (2003). Doutor em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2009). Consultor da Pro Light and Energy Consultants (2002). Possui experiência na área de engenharia elétrica com ênfase em iluminação e energia. Atua como diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação - Abilux (1995), Membro da Illuminating Engineering Society of North America (1973), Coordenador da divisão de Fotobiologia e Fotoquímica do CIE Brasil (Commission Internacional de L'Eclairage) (2005). Coordenador de normas técnicas de lâmpadas e equipamentos correlatos (CT-34) e diretor da Global Lighting Association (2007).

Abordará: Logística reversa das luminárias fluorescentes.

Apresentação: Dia 21 de março, as 14 h 45’, dentro da Plenária 2.

Luiz VasconcelosPalestrante: Luiz Gabriel  Vasconcelos é graduado em engenharia ambiental e sanitária e mestre em engenharia ambiental.

Experiência profissional: Em sua graduação e mestrado em engenharia ambiental na UFSC, direcionou sua formação para a educação ambiental, atuando no Núcleo de Educação Ambiental da UFSC desde 2010 e passando a explorar o tema da gestão de resíduos sólidos em escolas em 2014. Debruçando-se sobre o desafio da transformação de hábitos e da participação comunitária, desenvolveu sua pesquisa de mestrado em torno do projeto Escola Lixo Zero, que complementou as metodologias elaboradas no projeto com uma perspectiva relacional sobre a prática desenvolvida. Seu enfoque de pesquisa tem buscado desenvolver um pensamento complexo sobre a forma como subjetividades e realidades sociais são tecidas relacionalmente, refinando a atenção à experiência de estar em relação nas interações locais e  como dessa participação pode emergir movimentos mais amplos de mudança cultural e organizacional. O desenvolvimento desse tipo de olhar permeia também sua atuação como artista na Grão Cia de Dança e professor da Escola Schumacher Brasil, trajetórias determinantes na constituição de sua atuação profissional, que atravessa e põe em diálogo a área ambiental, a educação e a dança.

Abordará: Educação rumo ao lixo zero.
Apesar dos avanços técnicos e jurídicos, a problemática dos resíduos sólidos segue alarmante, revelando a urgência de ir além da visão tecnicista da gestão de resíduos. O conceito lixo zero oferece uma alternativa de mudança sistêmica e cultural, priorizando a minimização da geração de resíduos e o desenvolvimento de uma economia circular. Isso exige uma profunda mudança de hábitos e o desenvolvimento de liderança e inovação na transformação da economia, o que em ambos casos demanda processos educativos apropriados e transformadores. A apresentação mostra alguns caminhos para desenvolver esse tipo de atuação em educação, incluindo a experiência de 5 anos do projeto Escola Lixo Zero e os cursos da Escola Schumacher Brasil, ressaltando a importância do envolvimento de todos atores sociais nesse amplo processo educativo e de transformação cultural rumo a uma sociedade lixo zero.

Apresentação: Dia 22 de março, as 14 h 45, dentro da Plenária 5.

pedro nakata eng

Palestrante: Engenheiro Pedro Nakata Mascaro

Experiência profissional: Cresceu em família de artistas, é filho de fotógrafo e sempre esteve conectado à fotografia. Em 2015 passou a se dedicar à imagens aéreas captadas com drones e viu através delas o meio de transformar a fotografia em profissão. Ao longo dos últimos anos dedica seu trabalho à fotografia e produção audiovisual,  imprimindo seu olhar captando imagens aéreas e no solo. Entre outros trabalhos, em julho de 2016 produziu as fotografias aéreas e vídeo para o ensaio sobre a tragédia em Mariana para a revista Piauí. O ensaio (que também possui fotos tiradas no solo por seu pai, o também fotógrafo Cristiano Mascaro) se transformou na exposição "A Lama - de Mariana ao Mar", que já passou pelo Paço Imperial (Rio de Janeiro) e pelo Instituto Moreira Salles (Poços de Caldas).


Apresentação: Dia 21 de março, dentro da Plenária 3, com início as 16h 35’

jonas lessa

Palestrante: Jonas Lessa é bacharel em gestão ambiental pela USP.

 

Experiência profissional: Unindo a inquietude diante de práticas insustentáveis à paixão por causas sociais, participou, em 2014, da concepção e fundação da Retalhar, empresa que faz da gestão de resíduos têxteis uma ferramenta para empoderamento e desenvolvimento humano e que tem diversos reconhecimentos dentro e fora do Brasil.

 

Abordará: "Do conhecimento à prática - desafios e oportunidades na logística reversa de uniformes profissionais". A proposta é apresentar o trabalho realizado pela Retalhar sob a ótica do mercado como mecanismo de regulação das trocas entre sociedade e meio ambiente.